31 outubro 2009

Alpiste é bom demais

Um sol desses, Primavera, feriado pela frente, fico aqui imaginando essas criaturinhas lá, ansiosas por nossa chegada e pelos comedouros reabastecidos. Calma que já estamos a caminho.

Pict-085

Essa curruíra aí fêz ninho dentro da gaiola ecológica e arranjou briga com todos os canários e demais amigos das redondezas. Entre um choco e outro, fica ali por perto vigiando a ninhada.

Pict-088 Pict-087

Feriado cheio de boas expectativas

Pict-084

Já estamos todos quase prontos para zarpar para o sertão como diz a Nilra. Sabadaço ensolarado quente e com lufadas de um vento gostoso soprando por todos os lados. Laninha, pressentindo a partida, não larga do meu pé e fica me vigiando o tempo todo. É assim agora todo final de semana quando a gente começa a se movimentar para sair. Ela foi uns dias, adorou e, agora, já sabe o que a espera. Ela chega lá e, primeira coisa que faz, é rolar na grama bem espalhafatosa, mesmo que seja noite e a grama esteja molhada de sereno.

Feriado de Finados, já fui ao cemitério na segunda passada, só de curiosidade, dar uma olhadinha em volta, ver o estado dos túmulos caiados, Pretinho já tinha feito a manutenção anual. Não que isso me alivie de algum compromisso que pudesse estar me pressionando em segredo. Foi mais é curiosidade mesmo. E também pela oportunidade de sair um pouquinho e fazer algo diferente. E foi bom.

Sábado em casa, dá vontade de acordar mais cedo e dar uma voltinha antes de zarpar. Hoje, porém, resolvi ficar em casa e me dedicar a algo mais relax.

25 outubro 2009

Peixada do rio Jacuí

Pict-089

Final de semana chuvoso, tempo quente, parece que o Gustavo pegou a maior piapara até então. Volta prá casa, domingo à noite, ainda deu tempo de se refestelar com peixe assado na brasa.

24 outubro 2009

Cachorrada na beira do rio Jacuí

Pict-091

No final, acho mesmo que quem mais se diverte são eles. Entram sempre na água, nadam, sobem pelo barro, rolam na areia, se sujam dos pés à cabeça e não estão nem aí.

10 outubro 2009

Porto Itaguaçú

Pict-090

Caminhadinha básica, eu e Lana, antes de zarpar para o sítio na véspera do feriado de 12 de Outubro. Cidade estava bem calma ainda, pouca gente apesar da manhã gostosa de sol e calor. Não pude prenunciar o grande movimento que a cidade teria no feriado e eu estaria bem longe do burburinho.

Interessante como a Basílica recuperou e Porto Itaguaçu, o local onde a santa foi encontrada. O local estava bem protegido, bem limpo, organizado, todo pintado, todo mundo a espera dos romeiros que encheriam o local no dia da festa. Lá pelas tantas, Lana sentou-se sobre um formigueiro de formigas ruivas e, quando sentiu as picadas, saiu doidona no maior pinote. Vacilo meu que não prestei atenção. Parado do outro lado do caminho de entrada, os policiais de uma viatura riram em silêncio. Acontece.

05 outubro 2009

Festa de Nossa Senhora

Pict-047

Semana inteira tem novena de Nossa Senhora Aparecida a partir das 7:30 da noite. Segunda-feira próxima é feriado, a cidade vai encher de gente, o comércio já está bombando e nós vamos ter um dia a mais para ficar na tranquilidade do sítio, bem longe do burburinho.

Tenho aproveitado essa semana especial para fazer as caminhadas em torno da Igreja todo fim de tarde. Vou eu e Laninha circulando por praticamente todo o perímetro do Santuário e já dá para notar um movimento diferente, mais gente por todo lado, mais carros circulando, comerciantes indo e vindo e abastecendo os estoques, um ou outro ônibus já estacionado, alguns traillers já procurando o melhor lugar, funcionários dando os últimos retoques na limpeza, na pintura, etc.

Ontem havia uma quantidade enorme de cachorros, esses pobres coitados que são trazidos pelos caminhoneiros e soltos dentro do pátio. Hoje já não os encontrei assim em grande quantidade. Imagino que o Santuário os esteja removendo para algum lugar mais “seguro”.

No estacionamento superior, o maior de todos lá em cima onde tem as marcas a cada 100m para orientar as caminhadas de 1000m, hoje estava com todas as guias e canteiros pintados de branco – um baita serviço de embelezamento para a festa da Santa. Até a terra das laterais foi varrida e amontoada em vários montinhos por toda a lateral. Provavelmente amanhã vem outro pessoal recolher e dar o retoque final.

Tem ainda um outro estacionamento sendo construído a toque de caixa nesses dias todos que antecedem a festa. Acontece que choveu esses dias e ainda tem muita terra ainda solta. Não acredito que pretendem liberar para os ônibus. Ainda não está seguro.

Hoje, no final da caminhada às 7 da noite já tinha muito carro e gente entrando para pegar o melhor lugar na celebração da novena. Eu até pensei em fazer aquele percurso de ida e volta pela passarela para ver como estão os arranjos do lado de lá mas desisti no meio do caminho. Imaginei que deveria ter muita gente descendo para a novena e não quis amedrontar ninguém puxando a Lana pela corrente.

Hoje foi meu segundo dia de caminhada. Vamos ver o que encontrarei nesses outros das.